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Marca, identidade e tipologia

Marca, identidade e tipologia

Você já entrou em um estabelecimento que não sabia o que servia, o que ele era?

Isso acontece muito com empreendedores, que no desespero, tentam agregar vários produtos diferenciados para o restaurante para atingir um numero maior de clientes. Mas isso é bom ou ruim?

É muito relativo, pois se está vendendo bem não tem o por quê de mudar, porém pode deixar a imagem desgastada da empresa, foge da característica inicial do conceito do negócio.

Conceito parte de um princípio simples: pode ser simples ou sofisticado. Dando um exemplo bem simples de uma pizzaria, ela pode ser simples, ou seja, de bairro, com mesas plásticas, serviço informal ou pode ser uma pizzaria sofisticada, com alto valor agregado nos seus produtos, uma empresa que trabalha com fermentação natural, que tem um ambiente requintado e sofisticado. As duas são pizzarias mas o conceito é diferente.

Entende-se que tipologia é conjunto de fatores que fazem o estabelecimento ser o que ele é. Pode-se classificar por um método de cocção (por exemplo um restaurante grilo), por um produto, por uma característica diferente, por um cardápio, entre outros Não há uma forma específica de classificar as tipologias.

Primeiro de tudo é desenvolver o conceito da marca e desenvolve-la. Após a criação e debate é preciso requerer a patente. Toda identidade de uma empresa deve ser voltada para a marca, afim que se criem a mesma atmosfera e com isso, fazer que o cliente sinta a marca sem precisar visualiza-la.

De forma geral podemos ter 4 tipos de marcas: isotipo, logotipo, imagotipo e isólogo.

Logotipo é uma marca que utiliza apenas a grafia, ou seja, o nome dela é a própria marca com as características da letra pro exemplo.

Imagotipo é soma do logotipo mais uma imagem, porém mesmo assim é possível identificar a marca apenas um uma parte (ou letra ou marca).

Já o Isologo é a representação de uma imagem e grafia juntas, não podendo separa-las.

Pense na marca do Mc Donalds, os arcos podem ser separados facilmente do escrita, ou seja é um imagotipo, já a marca do Burguer King é um isologo, não é possível separar o circulo do escrito.

O isótopo é a representação de uma marca de valor. Por exemplo a marca da Apple. A maça mordida já identifica claramente qual é a empresa, sem precisar estar escrito.

Quando for criar uma marca, lembre-se na representação dela, como vai ser lembrada, qual o motivo de utilizar uma imagem, principalmente quando estamos falando de um novo estabelecimento. Uma dica que dou é analisar uma marca por apenas 3 segundos. É preciso que nesse tempo consiga definir de que tipologia e conceito a marca trás. Depois olhe mais atentamente e verifique “os por quês” de cada detalhe. Uma marca boa precisa ter explicação para tudo. 

Por isso é super importante antes de abrir um negócio, possuir um plano de negócios, com plano de marketing, como atingir o cliente (publico alvo), como atrair justamente o público que você está interessado em vender e não apenas atender um publico passante que não é fidelizado com a empresa. Uma marca traz muita fidelidade. Lembre-se da Starbucks, ela não é apenas uma cafeteria, é uma marca forte com poder de escolha do cliente. 

Então quando abrir um estabelecimento tente atingir um determinado público alvo com um cardápio atrativo para este publico, evite abrir muito o leque das preparações, foque no produto principal e assim crie fidelização do público pela sua identidade.

 

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