92 8106-1665
consultorgastronomico@gmail.com

MENTORIA APLICADA

• MENTORIA GASTRONÔMICA APLICADA

SEJA SEU CONSULTOR NA SUA PRÓPRIA EMPRESA, APRENDA TODAS AS TÉCNICAS DE GESTÃO, PRODUÇÃO E CONTROLES COM PROFISSIONAL ESPECIALISTA E APLIQUE SOB ORIENTAÇÃO DO MENTOR.
• PARA QUEM É?


A prestação de mentoria é direcionada para gerentes e proprietários com objetivo de melhorar controles administrativos, reduzir custos e despesas e diagnosticar falhas de processos.
• COMO FUNCIONA?


É acordado entre mentorXcliente datas e horários específicos para treinamento e reuniões. O mentor irá direcionar conforme necessidade do cliente para os processos de:

– Controle da produção e administrativo;

– Redução de perdas;

– Aplicar processos de gestão e de produção;

– Analisar números do negócio (financeiro, contábil, folha de pagamento, contratos de fornecimento);

– Gerar resultados e ter a empresa na sua mão;

– Crescimento pessoal e profissional.

A cada reunião o mentor cria estratégias e passa as intruções de como realizar cada tarefa Ao final de cada etapa os resultados são apresentados e discutidos, se houver êxito passa-se para próxima etapa.
• QUAIS AS ETAPAS?

A mentoria é dividida em sete etapas:


ETAPA I: FINANCEIRO E ADMINISTRATIVO
⁃ Estruturação do centro de custos e plano de contas;
⁃ Combinação e organização das contas a pagar/receber (financeiro) integrado com estoque e compras;
⁃ Criação de fluxo de caixa;
⁃ Criação de processos administrativos;
⁃ Organização da folha de pagamentos para calculo do CMO e Prime Cost de salão e cozinha;
⁃ Acompanhamento das vendas e ajustes, fechamento de caixa, conferências de cartões e todos os processos.
⁃ Conciliação bancária;
⁃ Treinamento do sistema operacional;
⁃ Operacional e financeiro do cozinha de produção da loja física;
⁃ Cálculo para precificação de cardápios através da análise e construção de mark-up.


ETAPA II: ESTOQUE
– Ajustes de estoque com financeiro (cadastro de todos os produtos, lista fiscal, cadastro de funcionários, cadastro de fornecedores no sistema, cadastro e divisão de grupos);
– Levantamento de custos operacionais, otimização de rotinas de trabalho da equipe de estoque, treinamento de estoquista e comprador;
⁃ Criação de controles: ponto de pedido, pedido de compra, recebimento, informe ao financeiro, imputação da mercadoria no estoque, análise de vendas, inventários, estrutura de custos, etc.);
⁃ Organização das compras e regime de compras;
⁃ Introduzir no sistema as entradas e saídas para conseguir fazer compras usando apenas o sistema;
⁃ Organização das compras e regime de compras, captação de fornecedores;
⁃ Preparação do estoque e ajuste de produção para trabalho simultâneo dos almoxarifados interligados – transferências e consumo;
⁃ Organização do estoque geral, estoque cozinha e estoque bar;
⁃ Análise de CMV e curva ABC;
⁃ Logística de insumos e cadeia de suprimentos (supply chain).


ETAPA III: COZINHA E PRODUÇÃO
⁃ Processos de limpeza, porcionamento, pré-preparo e desenvolvimento de produtos;
⁃ Saber treinar de equipe de cozinha para ajustar o porcionamento e produção de itens;
⁃ Trabalhar com software da balança para controle de produtos porcionados e etiquetagem dos itens;
⁃ Transformar a mercadoria em item semi-acabado (processo cook-chill);
⁃ Organização de rotinas de produção e logística;
⁃ Criação de fichas técnicas;
⁃ Analisar fator de correção e fator de cocção dos alimentos;
⁃ Organização da cozinha em função do cardápio;
⁃ Menu design: aprender a fazer o cardápio ser uma ferramenta efetiva de vendas; Técnicas de aplicação de nomes, preços e descrições; Uso de fotos; Ponto focal; Tipos de cardápios.
⁃ Engenharia de cardápio para verificação de pratos mais rentáveis x mais viáveis x mais vendidos e melhores custos.


ETAPA IV: SALÃO
⁃ Criação de inventários fixos das bebidas e vinhos;
⁃ Quantificação e compras de utensílios, equipamentos e mobilhado necessários para operacionalização do cardápio;
⁃ Análise de ativos, mobilizados e patrimônio;
⁃ Criação de regimento interno e lista de atividades por função;
⁃ Divisão de comissão de vendas e cálculos;
⁃ Trabalhar usando inventários e checklist de todos materiais utilizados;
⁃ Como planejar, supervisionar e coordenar as atividades de operação do salão;
⁃ Padrão de abertura e fechamento de caixa;
⁃ Mise en place de salão (abertura) – criação de processos.


ETAPA V: POPs E NUTRIÇÃO
⁃ Capacitação de manipulação de alimentos;
⁃ Avaliação de fornecedores e acompanhamento de compras;
⁃ Elaboração de POPs obrigatórios e controles de temperaturas e manutenção de equipamentos;
⁃ Mapeamento de identificação;
⁃ Atender as legislações sobre segurança dos alimentos.


ETAPA VI: CONTROLADORIA
– Exigência para controller;
– Análise de dados;
– Criação de relatórios;
– Aplicação de melhorias internas.


ETAPA VII: MARKETING
– Análise do mix de vendas;
– Acompanhamento de redes sociais;
– Levantamento de custos para verba de marketing;
– Contratação de fotógrafos.
• QUAL O TEMPO?


O tempo é definido em função da agenda do cliente e prazos para realizações das tarefas. Geralmente o processo costuma durar em torno dos 8 a 13 meses.
Uma etapa só inicia-se se a anterior estiver completa, por isso pode haver aumento no prazo.
• QUANTO CUSTA?


O valor é definido em função da estrutura do estabelecimento, prazos definidos e número de participantes. 
Para mais informações entre em contato pelo WhatsApp no botão abaixo ou pelo email: consultorgastronomico@gmail.com
Open chat
Precisa de ajuda?

E-book

DOWNLOAD

Mandar download para:

E-book

DOWNLOAD

Mandar download para: